terça-feira, 7 de julho de 2009

Sinopses

A acção começa em 1999, com o anúncio de que um satélite indiano estava prestes a cair na Terra e a causar o caos. Claire, a personagem principal, está em Veneza, perdida numa festa, e resolve voltar para Paris, mas a multidão estava a provocar engarrafamentos nas estradas principais. Impaciente, foi então pelas estradas menos conhecidas e cruzou-se acidentalmente com dois franceses que tinham acabado de assaltar um banco. Um deles, o Chico, pediu-lhe para lhe transportar o dinheiro para Paris. No caminho conheceu um homem misterioso, perseguido por outro, a quem deu boleia e que lhe roubou parte do saque. Para o recuperar, Claire perseguiu este estranho personagem pelo mundo todo, passando por Berlim, Lisboa, Moscovo, China, Japão, EUA e acabando na Austrália.

O seu namorado, Gene, acompanhou-a em parte da viagem e, com auxílio de tecnologia sofisticada, descobrem que ele se chama Sam Farber e que tem a cabeça a prémio. Claire acabou por envolver-se romanticamente com Sam.

Na Austrália, ambos seguiam a bordo de um pequeno avião, quando as nações fizeram explodir o satélite, o que criou o pulso electromagnético e fez com que todos os aparelhos eléctricos deixassem de funcionar, o que levou à queda do aeroplano. Sam e Claire conseguem atravessar o deserto e chegar até ao complexo tecnológico, criado pelo pai dele e onde também reside a mãe que é cega. Precisamente devido a essa cegueira, Sam andou, pelo mundo todo a gravar os familiares num aparelho inventado pelo seu pai, que permitia que a sua mãe conseguisse ver as gravações. Contudo, esse engenho levara Henry Farber a ser perseguido pelo governo Norte-Americano. Edith, a mãe de Sam, consegiu ver, mas o choque que teve ao descobrir que o mundo era muito diferente do que se recordava leva-a à morte.

As personagens voltam-se então para a gravação dos seus próprios sonhos tornando-se viciadas neles. Sam cura-se dormindo entre dois velhos, que lhe tiraram os sonhos, e Claire é ajudada por Gene a curar-se através da leitura do livro, que ele entretanto escreve e que relata a sua própria experiência.

Passa algum tempo e Claire festeja o seu trigésimo aniversário no espaço, ao serviço da “Greenspace”, parecendo finalmente em paz.

Barbára Carvalho & Mário Carvalho
************
No Outono do ano de 1999 estava prestes a cair um satélite indiano e Claire Tourneur, uma jovem algo perdida no mundo, encontrava-se em Veneza, numa festa. Ao regressar a Paris, encontrou as estradas congestionadas e fugiu por percursos alternativos, cruzando-se com dois ladrões, Chico e Raymond, que involuntariamente causam um acidente. Estes pedem-lhe que ela guarde o dinheiro e o transporte para Paris e nessa viagem ela conhece Trevor McPhee, que lhe rouba uma parte.

Claire segue-o para Berlim para o recuperar e procura um detective privado para a ajudar, apercebendo-se também que outro homem o persegue.

Rapidamente a perseguição se transforma numa volta ao mundo e as personagens percorrem locais como Lisboa, Moscovo, Pequim, S. Francisco e Sidney. Trevor, que na realidade se chama Sam Farber e tem a cabeça a prémio, grava imagens, para que o pai, que estava na Austrália, faça com que a sua esposa, cega, consiga, através de uma máquina, ver os filhos e a família, espalhados pelo mundo.

A perseguição terminou na Austrália e verifica-se que o satélite foi destruído através de uma explosão nuclear, o que danificou todos os aparelhos eléctricos. Porém, o pai de Sam tem um espantoso laboratório com gerador, mas Sam revelou-se ineficaz para pôr o plano de Henry em prática, sendo Claire que pôs a mãe de Sam a ver as imagens gravadas. Esta, chocada pela fealdade do mundo moderno, morreu, no dia 31 de Dezembro de 1999.

Entretanto, Henry Farber desenvolve o aparelho e torna-o capaz de gravar os sonhos e, rapidamente, ele, Claire e Sam acabam por ficar viciados nessas gravações como que se fosse uma droga. Claire é salva pelo romance que Gene, o seu ex-namorado, escreve e depois vai para a “Greenspace” trabalhar e servir o mundo. Sam salva-se daquela droga devido à morte do seu pai.

Afinal, parece ser a ajudar os outros que Claire se torna uma mulher equilibrada e celebra o seu trigésimo aniversário no espaço.

Ana Filipa Fonseca & Rita Ribeiro
************

A acção inicia-se em Veneza, no Outono de 1999, com a notícia que satélite indiano corria grande risco de colidir com o planeta Terra. É relatada a vida insólita de Claire Torneur durante cerca de cinco meses, ao longo dos quais ela desenvolve uma viagem de perseguição a um homem misterioso, que tem a cabeça a prémio e que parece ter uma estranha missão, pois percorre o mundo gravando imagens com um aparelho bizarro.

Durante os cinco meses, Claire teve muitas aventuras, em muitos países – França, Portugal, Berlim, Moscovo, China, japão e Austrália.

Quando Claire parte de Veneza, rumo a Paris, tem um acidente, vindo a conhecer Raymond e Chico, que haviam assaltado um banco e que lhe solicitam que transporte o dinheiro. Nessa viagem, vai cruzar-se com outro dos protagonistas, Sam Farber, uma estranha personagem, que é perseguida por um misterioso homem, e a quem vai acabar por dar boleia. Nesse trajecto, Sam rouba-a e ela vai acabar por o perseguir, tarefa complicada, na medida em que ele tem a cabeça a prémio e percorre o mundo todo, fazendo umas estranhas gravações vídeo, que quase o levam à cegueira.

A viagem, que acaba por ser acompanhada pelo namorado de Claire, Gene, um escritor, vai terminar na Austrália, culminando com um voo de aeroplano, no momento em que o satélite indiano é feito explodir, o que vai gerar um efeito de pulso electromagnético inutilizando todos os aparelhos eléctricos e forçando o avião a aterrar no meio do deserto. Sam e Claire, que entretanto estão romanticamente envolvidos, conseguem chegar ao complexo tecnológico onde reside os pais dele: Henry e Edith, que é cega. Henry queria que Edith visse as imagens gravadas pelo aparelho e consegue fazê-lo, mas ela acaba por morrer.

É então, que as personagens começam a gravar os seus próprios sonhos, nos quais se viciam. A salvação ocorre, quando Gene prende Claire, não lhe dando oportunidade de manter o seu vício, e Sam dorme entre dois velhos que lhe tiram os sonhos. Ao longo desse tempo, Gene escreveu um romance, contando toda história e essas palavras recuperam Claire, que festeja o seu trigésimo aniversário no espaço, ao serviço da “Greenspace”.

Joel Horta & Jorge Vidal & Márcio Alves
************

A acção começa no ano de 1999, no Outono, e os cientistas indianos prevêem a queda do seu satélite. A protagonista, Claire Tourneur, é uma mulher “perdida” que procura encontrar-se e está em Veneza, errando em festas e orgias, entre o álcool e o sexo. Quando parte, fica presa nas filas de trânsito compostas por pessoas que tentam escapar à queda do satélite e o seu temperamento faz com que abandone a segurança das estradas conhecidas, ficando sozinha entre montes e acabando por conhecer dois ladrões que haviam roubado um banco. Estes oferecem-lhe uma parte em troca de um favor: tinha que levar o dinheiro para Paris.
Na estrada conhece um homem, “Trevor” (sendo o seu nome verdadeiro Sam), que fugia de polícias, e, juntos, continuam o caminho para Paris. Quando chegou, Claire apercebeu-se que Sam a havia roubado, enquanto dormia e quando reencontra o seu namorado Gene, guardam o dinheiro. Mais tarde, ela descobre que Sam foi para Berlim e decide segui-lo, vindo alertá-lo para o facto de estar a ser seguido e ele desaparece, o que a obriga a recorrer aos serviços de um detective privado, que vem a descobrir que Trevor é na realidade Sam Farber e que tem a cabeça a prémio.
Visto que Sam estava constantemente a mudar de sítio, Claire seguiu-o por toda a parte – Portugal, Moscovo, Alemanha, China, Japão, Austrália, chegando a descobrir o objectivo destas viagens: com um aparelho grava imagens para depois mostrar à sua mãe cega.
Dirigiram-se, juntos, para Austrália, onde os pais de Sam viviam com uma tribo aborígene, e rapidamente descobriram que a experiência era um sucesso, pois a mãe de Sam, que é cega, consegue ver as imagens, mas, infelizmente, morre. Após esta tragédia, passam a gravar os sonhos de cada um, e ficam “viciados” neles.
Claire cura-se com a leitura do romance, que Gene entretanto escrevera, e no qual são narradas as suas viagens e Sam com auxílio de rituais aborígenes ancestrais.
Todas as personagens acabam separadas, com Claire aparentemente apaziguada a trabalhar no espaço, para a “Greenspace”.






Patrícia & Fábio Gonçalves
************



A acção começa no Outono de 1999, com Claire em Veneza, desorientada e com a notícia de que um satélite Indiano ia cair. Esta personagem dirige-se para França de carro e para fugir das estradas engarrafadas, foi por estradas desertas onde teve um acidente e conheceu os ladrões do banco em Nice na França.
Estes pedem a Claire para levar o dinheiro para Paris, em troca recebia uma percentagem da quantia roubada. Quase a chega, ela faz uma pequena paragem onde se cruza com Trevor Mcphee e acaba por lhe dar boleia. Na sua cidade, a jovem regressa aos braços do seu namorado, Gene, um escritor, verificando que fora roubada, e acaba por, casualmente, descobrir que Sam se encontra em Berlim, cidade à qual se dirige. Reencontra-o, mas, uma vez mais, ele acaba por iludi-la e desaparecer.
Após isso, Claire contrata um detective para o procurar e, juntos, viajam até Lisboa e encontram-no, mas ele consegue enganá-los e foge outra vez. A perseguição continua, e as personagens acabam por calcorrear grande parte do mundo, visitando lugares como Tóquio, S. Francisco, Moscovo, Pequim e terminando na Austrália. Ao longo desta perseguição, Claire não só descobre que Sam se encontra envolvido em vários problemas com a lei, como também vem a saber que ele está numa missão de gravação de imagens através de um aparelho inventado por seu pai e ainda se envolve romanticamente com ele.
Na Austrália, o casal viaja a bordo de um aeroplano, quando o satélite é explodido e todos os aparelhos eléctricos são danificados, o que os obriga a percorrer o deserto sem saber se o mundo ainda existe. Quando reencontram o pai de Sam, tentam fazer com que a mãe, que é cega, seja capaz de ver as imagens gravadas e têm sucesso, porém ela morre na noite da passagem de ano. É então que se dedicam à gravação e visualização dos seus próprios sonhos, nos quais se viciam. Todos acabam por se salvar: Sam através de métodos aborígenes e Claire pela leitura do romance que Gene entretanto escrevera e que narra a sua própria viagem.
A acção termina com Claire no espaço, ao serviço da “GreenSpace” e parecendo finalmente em paz.


Hugo Vidal & Rúben Horta



Sem comentários:

Enviar um comentário